1.10.05



domingo 2 de outubro venham

Vivia na Papua Nova Guiné um bicho urubu, sisudo e assisado, que tudo comia e quase tudo cuspia no chão. Os moradores da vila de Balacochê acreditavam que o regorgito celeste era um castigo para tanta festa sem oferenda para os deuses. Pra acalmar o bicho-deus, os papuas resolveram que para todo o sempre, no primeiro domingo de outubro, quando a lua minguar em virgem, fariam uma festa com oferendas de grandes doses de feijão com condimentos picantes e aromáticos. E assim foi durante muitos anos. Eis que num desses dias, vieram das Ilhas Galápagos, montados em dragões de Comôdo, o bonde da Chatuba de Mesquita, gritando ensandecidamente: - Atenção chegou Chatuba, hein!! Atenção chegou Chatuba hein... e recomendaram profeticamente que a oferenda fosse feita de forma que todos balançassem seus corpos, pois o urubu-deus novamente exercia seus poderes infernais. Foi nessa época em que foi inventado o fanque, dança sagrada dos papuas, que foi reapropriada por negros africanos que anos depois o fizeram prosperar na América.
Nessa mesma América, respeitando o legado dos papuas, algumas pessoas decidiram que celebrariam as suas alegrias no mesmo dia dos Balacochenses, e assim fariam uma oferenda intercontinental aos grandes deuses.
Explicaremos, pois, tim-tim por tim-tim (saúde!):

a bIcharaDA Tá ToDa ConVIDAda vAi HaveR fEsTa NO céU nA nOITe DE SãO joÃO mAs sÓ VaI bICHo qUe VoA mEstRe sApO nÃO VAi NÃo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial